top of page

Hidroterapia

A hidroterapia é um recurso utilizado pela fisioterapia que associa as propriedades da água à prevenção e tratamento de diversas patologias. Consiste na realização de exercícios específicos em piscina aquecida, visando proporcionar uma recuperação mais rápida e eficaz ao paciente.


Os principais benefícios da hidroterapia incluem relaxamento muscular, alívio da dor, ganho de amplitude de movimento, fortalecimento muscular global, liberdade de movimentos, melhora nas atividades de sono e descanso, além do restabelecimento do sistema cardiorrespiratório, linfático e retorno venoso, contribuindo para o desenvolvimento e qualidade de vida do paciente.


O diferencial no Centro de Reabilitação Aba Star é a integração das melhores práticas da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) tanto na Fisioterapia quanto na Hidroterapia, garantindo que os excessos comportamentais não se tornem entraves para a evolução do paciente.



Benefícios da Hidroterapia:


- Aumento do fluxo sanguíneo no corpo

- Redução de dores musculares

- Alívio da rigidez muscular

- Alívio de sintomas comuns de resfriado (por limpar as vias aéreas)

- Auxílio ao tratamento de hipertensão

- Alívio de dores de cabeça


Hidroterapia e Autismo:


Os distúrbios do espectro autista se manifestam de várias maneiras, desde problemas de comportamento e comunicação até deficiências cognitivas e de desenvolvimento. Por isso, existem diversas opções de tratamento possíveis para crianças com autismo, incluindo terapias comportamentais e ocupacionais, entre outras.


A hidroterapia é um tratamento comum para crianças com TEA, utilizando a imersão em água para obter ganhos terapêuticos que podem ser mais desafiadores de alcançar por meio de terapias físicas terrestres.


Benefícios da Hidroterapia para crianças com autismo:


A hidroterapia é um excelente exercício de baixo impacto, fundamental para a saúde física e bem-estar das crianças com TEA, assim como para as neurotípicas. Infelizmente, muitas crianças autistas podem enfrentar dificuldades em se exercitar devido a deficiências motoras, baixa motivação, falta de confiança ou falta de orientação estruturada. A aplicação da terapia pode mudar essa realidade.


A falta crônica de exercício físico pode ser uma das razões pelas quais, de acordo com alguns estudos, crianças com autismo têm maior risco de ficar acima do peso do que a população em geral. Os exercícios da hidroterapia podem ajudar a resolver essa questão, garantindo suas funções motoras e resistência necessárias para que possam se exercitar de forma independente.

Comments


bottom of page