Musicoterapia
A musicoterapia é o conjunto de técnicas que utiliza a música e seus elementos na prevenção, tratamento e reabilitação do indivíduo. Sendo uma terapia autoexpressiva, visa facilitar e encontrar caminhos de comunicação que vão além da linguagem verbal.
A musicoterapia também promove uma melhor qualidade de vida e desenvolve as condições físicas, sociais, comunicativas, emocionais, intelectuais, de saúde e bem-estar.
Como funciona a musicoterapia na Aba Star?
A musicoterapia tem como base quatro experiências musicais: improvisação, criação, composição e escuta musical, sendo dividida entre receptiva e interativa, proporcionando ao indivíduo uma rica experiência musical. A abordagem receptiva tem foco na escuta musical de uma fonte sonora gravada (vídeo ou playlist) e/ou ao vivo (terapeuta); já a abordagem interativa enfoca a produção musical, onde o paciente tem uma participação mais ativa.
Por que a musicoterapia é tão importante no tratamento do TEA?
A música trabalha no cérebro de uma maneira abrangente, e é por isso que ela possibilita o aumento da neuroplasticidade, visto que, quando tocamos, exercitamos ambos os lados do cérebro (lado esquerdo e direito), resultando em mais sinapses, aumento do corpo caloso e dos neurônios.
Além da questão cerebral, a musicoterapia trabalha com o princípio de ISO (histórico sonoro), a identidade sonora e permite que, durante a sessão, o paciente se reconheça nas músicas, estimulando a identidade, musicalidade e autoestima.
No aspecto motor, a musicoterapia interativa proporciona o aumento do tônus, amplitude de movimento, estabilidade e força.
Um exemplo é o violão, que, quando tocado, trabalha a independência motora dos membros superiores e a coordenação motora fina dos dedos. Já o tambor estimula a força necessária para conseguir produzir som no instrumento.
Por último, podemos associar a musicoterapia a aspectos comportamentais, pois ela estipula regras melódicas, harmônicas e rítmicas, que não podem ser ignoradas, apenas adaptadas.
Comments